Atualmente vemos vários reality shows com a promessa de revelar bandas e cantores no Brasil, o mais recente, o “Superstar” na Globo. Mas até hoje, nenhum outro conseguiu superar o “Popstars” exibido pelo SBT, tanto no quesito repercussão, quanto no quesito sucesso do vencedor após o reality.
Em 2002, o SBT fazia mais uma aposta, e trazia ao Brasil o reality “Popstars”, programa produzido em mais de 30 países, e que virou febre no final dos anos 90. Após seis meses de produção, o programa que na primeira temporada selecionaria apenas garotas para formar um grupo musical, teve mais de 30 mil inscrições.
Br’oz
Ainda com o recente sucesso de Rouge e da primeira temporada do programa, o SBT decidiu fazer uma nova temporada, porém com novas regras. Desta vez, seriam escolhidos apenas garotos para formar um grupo. Com o sucesso da temporada anterior, a segunda temporada teve 34 mil inscrições, superando a edição passada.
Em novembro de 2003, o programa revelou o grupo Br’Oz. Os vencedores foram Mateus Rocha, Oscar Tintel, Felipe Duarte, Jhean Couto e André Marinho. O grupo não conseguiu atingir o mesmo sucesso do Rouge, mas venderam 3 milhões de copias no Brasil. Separaram-se definitivamente em junho de 2005.
Dois anos depois do reality, o SBT voltou a apostar no público jovem. Em 2005 exibiu pela primeira vez a novela mexicana “Rebelde”, que foi um sucesso total no Brasil, talvez até impulsionado pelo sucesso do “Popstars”, anos atrás.